FacebookTwitterLinkedIn

Legal Ops: Como a tecnologia pode revolucionar as operações jurídicas

Guilherme Fernandes, Jefferson Boaventura e Gabriela Barbosa de Moraes na mesa do webinar da BHub, sobre Legal Ops

Vivemos em uma era de constante transformação, na qual a tecnologia desempenha um papel fundamental em todos os setores profissionais, incluindo o jurídico. O webinar “Legal Ops: Como otimizar seus processos com tecnologia”, organizado pela BHub, reuniu profissionais do direito para discutir a importância de adotar essas práticas no setor e como elas podem revolucionar a forma como os departamentos jurídicos e escritórios de advocacia operam.

O encontro contou com a presença de Guilherme Fernandes, head de Legal Ops da BHub, Jefferson Boaventura, coordenador de paralegal da BHub, e Gabriela Barbosa de Moraes, legal manager da Pier Seguradora.

Durante o webinar, os participantes enfatizaram a necessidade de entender e incorporar os princípios do Legal Ops, que combinam a expertise jurídica com a eficiência operacional, a gestão de projetos e o uso estratégico da tecnologia. 

Essa abordagem permite identificar gargalos, automatizar tarefas repetitivas e aprimorar a comunicação interna e externa, resultando em uma equipe mais eficiente e focada em agregar valor ao negócio.

Tecnologia combina com direito?

A adoção de tecnologia nos processos jurídicos não apenas otimiza tarefas diárias, mas também abre novas oportunidades para melhorar a eficiência e agregar valor ao negócio como um todo. Um dos principais benefícios destacados pelos especialistas é a automação de tarefas repetitivas e burocráticas, como a elaboração de contratos e a gestão de documentos.

“A automação ajuda o departamento ou o escritório a ganhar mais tempo para focar naquilo que de fato precisa ser feito. Você consegue focar nas demandas que precisam de mais atenção”, comentou Jefferson. 

Essa automação permite que os profissionais do direito dediquem então mais tempo às atividades estratégicas.

“Nós temos um time enxuto que tem lidado com uma grande quantidade de demandas. Temos muita coisa para fazer e não dá para lidar só com a nossa capacidade humana”, brincou Gabriela sobre as ferramentas que utiliza na Pier. 

Ela acrescentou que é possível, inclusive, usar tecnologias mais simples no dia a dia, como o Google Agenda. “Uso para ele me mandar lembretes das demandas que eu tenho”, explicou. 

O uso da tecnologia no departamento jurídico ou no escritório de advocacia não precisa ser tão complicado. “Você deve usar a tecnologia a seu favor”, acrescentou o head da BHub. 

Ao utilizar ferramentas e soluções tecnológicas adequadas, os departamentos jurídicos e escritórios de advocacia podem acessar informações de forma mais rápida e precisa, tomar decisões embasadas em dados e oferecer um serviço mais eficiente aos clientes.

Legal Ops é realmente eficiente?

O Legal Ops surge assim como uma abordagem que tem como objetivo otimizar as operações jurídicas. Essa prática permite que os departamentos e escritórios atuem de forma mais estratégica, impulsionando assim sua eficiência e resultados.

“O departamento jurídico precisa ser uma célula da empresa. É preciso saber sobre o negócio e saber sobre estratégia”, explicou Guilherme. E é aí que entra o Legal Ops, que auxilia os especialistas com tomadas de decisões informadas e assertivas. 

Uma questão importante abordada durante o webinar foi a análise dos custos e benefícios da terceirização destes serviços em comparação com a criação de uma equipe interna.

Os participantes destacaram que terceirizar essa área pode trazer benefícios estratégicos, como flexibilidade, expertise especializada e acesso a tecnologias avançadas, além de redução de custo e tempo. 

“Quando olhamos para o departamento jurídico que atende uma empresa inteira, precisamos pensar em eficiência, inclusive na gestão de tempo”, falou a manager da Pier. 

Segundo ela, é preciso ter tempo para cuidar de demandas que são estratégicas e, para isso, terceirizar as demandas operacionais – que também são importantes – para pessoas especializadas só traz benefícios. 

“Gera valor e me devolve tempo para eu focar no que preciso”, explicou. 

Uma necessidade atual do mundo jurídico

Em resumo, o webinar “Legal Ops: Como otimizar seus processos com tecnologia” trouxe insights valiosos sobre a incorporação da tecnologia nos processos jurídicos. Ela permite uma atuação mais eficiente dos departamentos jurídicos e escritórios de advocacia, assim como a redução de custos e aumento da produtividade

Ao unir expertise jurídica, eficiência operacional, gestão de projetos e tecnologia, é mais provável se destacar em um ambiente competitivo e em constante evolução.

“Os departamentos jurídicos e escritórios precisam usar a tecnologia em suas operações. Já é uma imposição. Quem não usar vai acabar ficando para trás”, finalizou Guilherme. 

Não conseguiu acompanhar o webinar ao vivo? Então, clique aqui e confira o programa na íntegra!

 

Você sabia que o
Fator R do Simples
Nacional pode
te ajudar a pagar
menos impostos?

Últimos posts