Foco em 2022: BHub explica como melhorar sua operação
- Conteúdo
- Autor: Marketing BHub
- Publicado em 02/12/2021
Os panetones já estão nas prateleiras de quase todos os mercados, os shoppings já estão decorados, o papai noel trabalhando e até o Roberto Carlos se preparando para o especial de final de ano. Mas e você, já fez seu planejamento para o ano de 2022? Acompanhe mais dicas da BHub!
“Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve” é uma frase clássica do livro ‘Alice no País das Maravilhas’ e também deve ser uma preocupação clássica de todos os empreendedores, empresários e envolvidos com o mundo das startups.
Definir “onde, como, em quanto tempo e de que modo chegar” é definir metas e objetivos para seu negócio, e além disso, ter como acompanhar a evolução dos seus números e o quanto falta para seu grande objetivo.
KPIs podem te ajudar
Os ‘Key Performance Indicators’ (Indicadores-chave de Performance), são referenciais, normalmente definidos pela gestão das empresas, para acompanhar a performance e ter uma visão nítida de como está a evolução da empresa. Um exemplo clássico de um KPI é o faturamento bruto.
Dica BHub: Acompanhe o seu setor
Você pode oferecer uma solução única ou produto sem concorrente direto no mercado, mas isso não significa que você pode deixar de analisar o comportamento do mercado. Na hora de planejar seus lançamentos para o próximo ano, não deixe de verificar sites e anúncios de empresas de seu setor para ter uma visão mais ampla de mercado de atuação de seu negócio.
Monitore suas contas
Existem pessoas que, acredite se quiser, não sabem o quanto faturam ou qual é seu custo fixo mensal. É claro que aqui na BHub não deveríamos palpitar na vida pessoal dos empreendedores, mas isso não pode acontecer com a saúde financeira das empresas.
Monte uma planilha e comece o ano de 2022 com uma lista de todos os custos fixos que você sabe que seu negócio possui. Quer uma dica de empreendedor para empreendedor? Substitua seus custos com o contador tradicional por um pacote de Gestão por Assinatura da BHub. Você vai economizar muuuito e contar com uma equipe que te apoia de verdade.
Anuncie, comunique e divulgue!
Já que estou usando um monte de frases conhecidas hoje, permita-me usar mais uma: ‘quem não é visto, não é lembrado’. Apesar de parecer clichê, a frase é muito importante para todos os tipos de negócios.
Você precisa falar com o seu público, fazer networking e vender a ideia de seu negócio para o maior número de pessoas possível. Você é o criador da ideia, então não há ninguém melhor para propagandeá-la.
Aqui vai outra dica de empreendedor para empreendedor: pare de gastar tempo com o que pode ser delegado. Serviços de backoffice, contabilidade, área financeira, departamento pessoal e assessoria jurídica podem ser facilmente terceirizados e podem custar menos do que um estagiário!
Assine a newsletter da BHub!
Já mostramos a importância de você focar seu tempo no que realmente precisa de você. Para receber dicas, posts como este daqui e materiais que podem te apoiar na gestão de seu negócio, inclua seu email ao final do post e assine a newsletter quinzenal da BHub! Você foca no seu negócio. A gente cuida do resto… Esse é nosso lema!
Por hoje é só empreendedores! Estamos nos dedicando muito para oferecer informações úteis, notícias atualizadas e dicas essenciais para quem deseja empreender no Brasil. Até logo!