FacebookTwitterLinkedIn

Cultura Organizacional para Startups

Empreendedor, você já definiu ou pensou em definir sua Cultura Organizacional? Apesar do conceito ser muito conhecido, poucos empreendedores pensam em definir a Cultura Organizacional logo no nascimento de suas empresas.

Definir ‘valores, princípios, visão e propósito’ é essencial para que você saiba qual caminho seguir na tomada de decisões de sua empresa. Pense que a Cultura Organizacional é como um navegador GPS.

Todas as vezes que você ficar em dúvida sobre qual caminho ou atalho utilizar, a voz da Cultura Organizacional te indicará qual rota deve ser seguida.

Não temos como falar sobre Cultura Organizacional sem citar a cultura de nossa própria empresa. Aliás, aqui na BHub, tão importante quanto dar forma aos serviços que gostaríamos lançar no mercado, foi desenvolver nossa cultura, para pautar como seriam as relações entre colaboradores, clientes, parceiros e, também, com a sociedade. 

Empreendedor: qual o propósito de seu negócio?

Quando falamos de propósito, estamos falando do porquê de uma empresa existir. O propósito da BHub, por exemplo, é: Salvar 1 milhão de empreendedores das dores de cabeça e burocracias de gerir seu negócio sem ajuda profissional”. Não precisamos explicar ou fazer referências, você lê e capta imediatamente a razão da empresa existir. Você já definiu o propósito de sua empresa? Pense em como a ideia de sua startup surgiu e isso pode te ajudar.

Como você vê os benefícios oferecidos aos seus clientes?

Outro aspecto muito importante é chamado de visão. Esse item da Cultura Organizacional reflete o modo como sua empresa enxerga e enxergará o impacto que vai gerar no mercado. Quer ver o nosso exemplo, certo?! Criar e ser o líder de uma nova categoria de serviços de gestão por assinatura…”.

Como seus clientes serão impactados e beneficiados? A resposta dessa pergunta te trará o insight perfeito para a construção de sua visão. 

Princípios e Virtudes da Cultura Organizacional

Quando falamos de princípios ou virtudes, estamos pontuando como deve ser o comportamento dos colaboradores de nossas empresas, independente de quem eles se relacionam. 

Quando definimos o propósito e visão, estamos falando do que queremos construir e como a sociedade será impactada com nosso negócio.

No entanto, ao falarmos de princípio e virtudes, estamos definindo o caminho e comportamentos que consideramos corretos para alcançarmos nosso propósito.

Clique na imagem para expandir, ok?

A Cultura Organizacional não pode ficar apenas no papel

Não é difícil encontrar empresas que têm suas “Culturas Organizacionais” fixadas a uma parede, em cadernos ou até mesmo em protetores de tela dos colaboradores. Mais do que escrever e fazer propaganda da sua cultura, é preciso colocá-la em prática.

Imagine você como cliente, o que é mais importante: encontrar a ‘Cultura Organizacional’ em uma seção escondida do site ou perceber uma alta qualidade de atendimento e nível de preocupação com suas necessidades?  

Esperamos que essas dicas tenham trazido a importância de definir sua cultura empresarial logo no nascimento do seu negócio. Deixamos aqui nosso convite para conhecer a BHub e sentir na pele como é ser atendido por uma equipe que compartilha do mesmo propósito, missão e virtudes.

Salvar 1 milhão de empreendedores das dores de cabeça e burocracias de gerir seu negócio sem ajuda profissional” Esse é nosso propósito. Como podemos te ajudar? 

Por hoje é só empreendedores! Estamos nos dedicando muito para oferecer informações úteis, notícias atualizadas e dicas essenciais para quem deseja empreender no Brasil. Continue acompanhando nosso blog para se manter atualizado!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts