FacebookTwitterLinkedIn

Indicadores econômicos e financeiros que você precisa conhecer

Sobre fundo azul com imagens desfocadas e mescladas de notas de dólar e planilhas de valores, está disposto um gráfico com índice de crescimento em blocos que se elevam da esquerda para direita e, sobre eles, há uma grande seta azul indicando esse avanço; exemplifica o que são os indicadores econômicos e financeiros.

Se você é gestor de uma empresa sabe que os indicadores econômicos e financeiros são importantes na hora de avaliar corretamente o desempenho do negócio.

De maneira geral, eles indicam status de rentabilidade, performance ou retorno sobre investimento, podendo, inclusive, mensurar com clareza se um negócio vale ou não a pena.

Afinal, o que são indicadores econômicos e financeiros?

Os indicadores econômicos e financeiros são métricas que revelam a situação não só da empresa, mas do cenário do Brasil e do mundo.

A partir desses dados, a gestão passa a ter parâmetros para avaliar a saúde do negócio, bem como considerar possíveis investimentos, em um movimento que acontece com os grandes players do mercado.

Dessa forma, antes de tomarem qualquer decisão, um processo de estudo do desempenho e prosperidade da empresa é realizado, buscando a melhor relação risco versus retorno para o seu capital.

De maneira geral, os indicadores têm o importante papel de medir a performance e desempenho organizacional, mostrando os pontos de melhoria, tanto financeiro, quanto administrativo e de pessoal.

Embora pareçam a mesma coisa, existem diferenças entre indicadores econômicos e financeiros.

O primeiro, econômico, demonstra os resultados em relação à produção e comercialização de produtos e serviços.

Já o financeiro foca na geração de caixa, isso é, na quantidade de dinheiro que a empresa gera todos os meses.

Principais indicadores econômicos e financeiros

A seguir, listamos os indicadores mais importantes que você precisa conhecer para o bem-estar do seu negócio:

Selic

A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela é um instrumento de política monetária usado pelo Banco Central para controlar a inflação, já que é responsável por influenciar outras taxas como as de empréstimos, financiamentos e demais aplicações financeiras.

IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o índice econômico financeiro que mede a inflação oficial do país.

Ele mede a variação de preços para os consumidores de forma abrangente, acompanhando o aumento dos produtos e serviços mais consumidos pelas famílias que têm rendimento de 1 a 40 salários mínimos.

O cálculo do IPCA é dividido em áreas como transporte, alimentação, habitação, vestuário e artigos domésticos.

Taxa Referencial (TR)

A TR calcula o rendimento de investimentos, como, por exemplo, a poupança.

Seu índice serve para correção de outras modalidades financeiras, como também o saldo do FGTS, operações de crédito e títulos de capitalização.

MRR

MRR é uma sigla em inglês para Monthly Recurring Revenue, que pode ser traduzida como Receita Recorrente Mensal.

Trata-se de um KPI que ajuda a visualizar o faturamento mensal de um negócio que, geralmente, é usado por empresas de SaaS (Software as a Service).

Nesse sentido, o indicador identifica o impacto de novas assinaturas, renovações e cancelamentos, ajudando a entender o faturamento mensal da empresa.

EBITDA

O EBITDA é um indicador financeiro muito usado para avaliar empresas na bolsa de valores, informando o lucro da companhia antes dos descontos com impostos, juros, amortização e depreciação.

Através dele é possível saber qual a geração de caixa que a empresa é capaz de fazer antes dos descontos dos impostos.

Margem de contribuição

Margem de contribuição é a quantia em dinheiro que sobra da receita obtida através da venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirado o valor dos gastos variáveis (custo variável mais despesas variáveis).

Também conhecida como ganho bruto, representa quanto o lucro da venda de cada produto contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas.

CAC/LTV

O CAC e o LTV são indicadores importantíssimos para o crescimento do seu negócio. Por meio deles é possível identificar rendimentos, indicar erros a serem corrigidos e apontar tendências e oportunidades.

O CAC – Custo de Aquisição de Clientes – é uma métrica utilizada para descobrir quanto uma empresa investe para adquirir um novo cliente. Assim, ele aponta os investimentos feitos em marketing e vendas para gerar receitas no negócio.

O conhecimento dessa métrica ajuda nas tomadas de decisões estratégicas, além de definir metas mais assertivas para um bom faturamento.

Já o LTV ou Life Time Value (Valor do Tempo de Vida) é uma métrica que indica qual é o valor de um cliente para uma empresa durante todo seu relacionamento com ela.

Como avaliar de forma eficiente os indicadores?

Em suma, os indicadores econômicos e financeiros são importantes para avaliar o desempenho das organizações, sendo essenciais para uma gestão assertiva e bem orientada para a tomada de decisões.

Porém, ter uma equipe para avaliar os indicadores econômicos financeiros e os seus impactos nos negócios pode custar caro para as empresas. Além de tirar o foco do core business, a gestão precisa reservar uma fatia significativa do orçamento para arcar com os salários e benefícios dos funcionários.

A BHub tem a solução perfeita para você: unimos pessoas e tecnologia para oferecer um atendimento ágil, de qualidade e totalmente diferente da contabilidade tradicional.

Trabalhamos com o serviço por assinatura. Ou seja, cuidamos da saúde financeira da sua organização, ajudando o empreendedor a entender os números e tomar as melhores decisões. Além disso, o custo é mais acessível do que ter um time próprio!

Conte com os especialistas da BHub para resolver as questões econômicas e financeiras da sua empresa. Fale conosco e conheça nossos planos!

Ebook Reforma Tributária:
Entenda as mudanças
e evite multas
e penalidades

Aproveite as oportunidades da
Reforma Tributária para maximizar
os lucros da sua empresa

Últimos posts