FacebookTwitterLinkedIn

Terceirização do financeiro: o que é e quais são as vantagens

A terceirização do financeiro é uma tendência que está caindo nas graças de empresas das mais diversas áreas. Isso porque terceirizar esse ou outros setores que não fazem parte da atividade-fim da empresa gera vantagens que podem transformar completamente a gestão de um negócio.

A qualificação dos serviços e redução de custos são alguns dos benefícios de terceirizar esses departamentos. Não é à toa que essa prática tem sido muito escolhida por startups e empresas de pequeno a médio porte.

A terceirização financeira, por exemplo, permite que seu negócio usufrua de uma gestão financeira especializada e mais eficiente. Dessa forma, você pode unir o útil ao agradável: poupar o caixa da empresa e otimizar os processos internos. 

Para te ajudar a entender como implementar essa melhoria da maneira mais eficiente na sua empresa, preparamos esse artigo especial. Acompanhe a seguir mais detalhes sobre a terceirização do financeiro e os motivos para adotá-la em seu negócio!

O que é a terceirização do financeiro?

A terceirização financeira, como o nome já anuncia, é a transferência de diversos processos próprios da área financeira do seu negócio para uma empresa ou um profissional terceirizado. 

Ao adotar esse tipo de serviço, toda a operação do financeiro da sua empresa será gerenciada por um parceiro. Então, esse time especializado ficará responsável por cuidar de todos os processos relacionados à organização financeira dos seus negócios.

Determinar uma empresa específica para administrar a área financeira é uma ótima forma de otimizar os processos e a gestão. A tendência de terceirização tem crescido bastante porque, para pequenas e médias empresas, criar um departamento especializado pode exceder o orçamento.

O departamento financeiro é responsável por trabalhos como conciliação bancária, pagamento e recebimento, e gerenciamento de fluxo de caixa. Com a terceirização, tudo isso fica a cargo do parceiro e você pode focar no que realmente importa, o desenvolvimento do seu negócio.

Na imagem, é possível ver os braços e o tronco de uma pessoa branca vestida com uma camiseta também branca. Com a mão esquerda, ela mexe em um celular; já com a mão direita, ela segura uma caneta e mexe em uma calculadora apoiada em uma mesa. Ainda sobre a mesa estão uma agenda, um caderno de anotações e óculos pretos.
A terceirização do financeiro transfere todas as responsabilidades do departamento financeiro e te ajuda a poupar o dinheiro do caixa.

Por que PMEs devem considerar a terceirização do financeiro?

Para as PMEs, a terceirização costuma ser a alternativa mais indicada por uma questão bastante simples: custo-benefício. Isso ocorre porque os serviços prestados oferecem um time especializado a um custo mensal bem inferior que o necessário para manter um departamento financeiro próprio na empresa.

O nível de especialização da empresa terceirizada também permite que sejam oferecidos serviços específicos para cada um dos segmentos do negócio.

Assim, você pode encontrar desde um time financeiro especializado em startups, até equipes especializadas. Elas podem te auxiliar no planejamento tributário, em discussões sobre temas complexos e também na redução de custos e riscos, e melhoria dos processos.

A qualidade da entrega dos resultados poderá ser percebida nos relatórios de gestão financeira entregues periodicamente. Para isso, é importante definir junto ao parceiro as métricas mais importantes para o seu negócio e as metas estabelecidas para cada período.

Contratar uma terceirização financeira bem estruturada é uma excelente forma de fortalecer o crescimento da empresa. Dessa maneira, você pode investir o tempo e os recursos financeiros disponíveis no crescimento do seu negócio.

Seis benefícios de aderir à terceirização financeira na sua empresa

É muito importante estar atento à necessidade de terceirização do financeiro, principalmente se você é dono de uma startup ou PME. 

Sem a correta administração, o departamento pode acabar se tornando um gargalo para o crescimento dos seus negócios. Esse é um sinal claro de que sua empresa precisa da terceirização

A seguir, listamos alguns benefícios proporcionados pela terceirização do financeiro:

1. Redução do tempo de realização das atividades financeiras

A atuação de uma equipe especializada proporciona a otimização dos processos de gestão das finanças. Com isso, há redução do tempo de execução das atividades da rotina financeira da empresa.

Essa agilidade representa uma grande vantagem da sua companhia em relação aos concorrentes. Também pode ser um diferencial para aproveitar oportunidades de negócio que demandam uma rápida tomada de decisão.

Além disso, a terceirização do financeiro permite que erros ou falhas estratégicas sejam identificadas mais rapidamente e corrigidas enquanto o prejuízo ainda não é alto.

Na imagem, é possível ver as mãos de uma pessoa negra. Com a mão direita, ela segura uma caneta marca-texto laranja e faz marcações em um papel repousado sobre uma mesa de madeira. Também sobre a mesa estão outros papéis e mais duas canetas marca-texto, uma azul e outra preta.
Com uma equipe especializada, você otimiza os processos de gestão das suas finanças e ainda identifica erros ou falhas com mais rapidez.

2. Ausência de problemas com férias e falta de colaboradores

Muitas empresas têm estrutura e recursos para montar um setor e desenvolver uma equipe financeira própria. Porém, elas também estão sujeitas a lidar com a eventual ausência desses colaboradores.

Seja em razão de férias, questões médicas ou mesmo faltas, o cenário é sempre imprevisível. Com isso, corre-se o risco de não poder contar com um colaborador importante em um momento crucial.

No caso da terceirização financeira, toda a gestão dessa equipe é feita pelo parceiro e não há necessidade de o cliente lidar com essas questões. Uma equipe especializada e treinada estará sempre à disposição para tratar das demandas da sua empresa.

3. Controle de todos os recebimentos e pagamentos

O controle do fluxo de caixa é fundamental para que os gestores possam enxergar o momento atual e fazer projeções financeiras da empresa. Esse indicador traduz a realidade nua e crua do dia a dia da empresa. Sendo assim, os lançamentos precisam ser feitos da maneira mais precisa possível. 

A partir de informações corretas e atualizadas, é possível pensar em soluções e inovações que possam melhorar o desempenho financeiro da empresa.

4. Relatórios constantemente atualizados

A terceirização do financeiro também permite uma visualização mais completa da contabilidade, utilizando métricas financeiras, contábeis, entre outros indicadores de performance.

Dessa forma, você fica por dentro de tudo que está acontecendo com a sua empresa em tempo real. Assim, é possível revisar resultados e reavaliar estratégias sempre que necessário.

5. Redução dos custos

Ao recrutar e desenvolver uma equipe, não é apenas o salário dos colaboradores que está envolvido. Além dos gastos com custos trabalhistas, administrativos e outros penduricalhos, há ainda o trabalho interno de gestão da equipe. Esse processo também demanda investimento de tempo e pessoal. 

Em contrapartida, a terceirização do financeiro agrega de forma imediata profissionais especializados e atualizados com as demandas e processos mais eficazes do mercado. Reforçando: tudo isso a um custo reduzido e previsível.

É possível ver uma pasta de documentos aberta. No lado direito da pasta estão vários documentos financeiros. Já no lado esquerdo, há um envelope, uma caneta e um celular com a calculadora aberta. Também há uma xícara de café perto da pasta.
A terceirização do financeiro pode reduzir custos com contratações, desligamentos, processos seletivos, treinamentos, etc.

6. Realocação de recursos

A redução de custos está totalmente alinhada à realocação de recursos para áreas que podem contribuir para o crescimento do seu negócio

Com menor necessidade de investimento na contabilidade ou no financeiro, é possível investir mais na prospecção de clientes, por exemplo. Áreas como Marketing, Produto, Desenvolvimento e Inovação também tendem a ganhar muito com a terceirização financeira.

Como escolher um escritório para cuidar das suas finanças

Uma ótima forma para começar sua escolha de terceirização das finanças é buscar por uma plataforma que centralize sua administração contábil e financeira em um só lugar. Isso reduz ruídos de comunicação e dores de cabeça gerados pela necessidade de falar com diferentes setores.

Aqui na BHub, nós cuidamos disso. Nosso plano Financeiro as a Service oferece um dashboard com métricas financeiras, contábeis e outros KPIs, além de consultas contábeis e fiscais. Tudo isso na palma da sua mão, de maneira fácil e rápida.

Uma mulher branca, de cabelo preso, vestindo uma camiseta também branca, está mexendo em um laptop prateado. Ela está em uma sala com alguns murais de avisos na parede.
Uma plataforma que reúne todas as informações contábeis da sua empresa é o primeiro passo para a terceirização financeira ser bem-sucedida.

Além disso, a inclusão de ferramentas de gestão também é fundamental para uma boa administração financeira. Com elas, você pode definir indicadores de performance, receber relatórios e tomar decisões sobre o financeiro da empresa com agilidade e precisão.

Ademais, na BHub também oferecemos serviços de contabilidade digital e geração de demonstrativos financeiros através de nosso time de especialistas em startups e PMEs. 

Além disso, cuidamos de todas as suas demandas fiscais e administrativas, sem os encargos gerados pelo passivo trabalhista. E o melhor: tudo isso sai pelo preço de um estagiário! 

Quer saber mais sobre como implementar a terceirização do financeiro de forma efetiva na sua empresa? Conheça nossos planos e fale com um de nossos especialistas!

Últimos posts